A refração também é conhecida como o exame do óculos, exame de vista ou do grau. Esse exame tem o objetivo de detectar a dificuldade visual do paciente.
O mapeamento de retina é um exame realizado com pupilas dilatadas, e te o objeto de visualizar em 3 dimensões todas as estruturas do segmento posterior do olho, incluindo a retina e o nervo optico
A biomicroscopia e a fundoscopia são os exames mais importantes e básicos da oftalmologia. Realizados na lâmpada de fenda, o oftalmologista tem acesso com detalhes a quase todas estruturas do olho.
Exame também realizado na lâmpada de fenda, a tonometria é feita com o tonômetro de aplanação (conhecido também como de Goldmann), e permite a aferição da pressão intraocular (PIO) do paciente
A gonioscopia é um procedimento que visualiza o ângulo entre a córnea e a íris, com o objetivo de avaliar possíveis alterações no escoamento do humor aquoso, líquido que tem como função nutrição da córnea e cristalino e manutenção da pressão intraocular (PIO).
A Curva Diária de Pressão, também conhecida como Curva Tensional Diária é um exame que consiste na medida da pressão intraocular (PIO) por diversas vezes ao longo de um período.